sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Casa Ideia como alternativa à escola regular até 4 anos de idade

 

Você sabia que o seu (sua) filho (a) pode frequentar a Casa Ideia até os quatro anos de idade sem a necessidade de entrar em uma escola regular?

Os primeiros anos de vida da criança são momentos muito especiais de descoberta do mundo, do próximo e de si mesmo. As crianças, nessa fase, estão desvendando tudo ao seu redor das mais diversas formas. Aos poucos, elas ampliam as habilidades motoras, mentais e sociais básicas. É nessa fase que elas estão adquirindo os valores e aprendizados fundamentais que servirão como os seus pilares de sustentação no futuro.

Para adquirir esse aprendizado, naturalmente, as crianças se utilizam da sua linguagem fundamental que é a brincadeira. Por meio da brincadeira, as crianças se desenvolvem em diferentes aspectos, pois têm a oportunidade de participar, criar, interagir e resolver situações. Assim, a criança expande seu mundo e amplia seu conhecimento.

Todas as descobertas realizadas no período de 0 a 4 anos estabelecem as bases para o desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial da criança e oferecem as condições para que ela se torne um adulto capaz de conduzir com autonomia a vida adulta. Por isso, é preciso respeitar o tempo da criança e deixar que ela explore as possibilidades que o mundo à sua volta tem a oferecer.

Muitos pais ficam ansiosos para ver os filhos lendo e escrevendo e acabam por antecipar uma fase que eles irão passar naturalmente depois de um tempo. Diversos pesquisadores afirmam que não há necessidade dessa antecipação, porque há outras competências mais importantes para serem trabalhadas nesses primeiros anos de vida. “Até os seis anos, o mais importante é brincar livremente para desfrutar a primeira infância, que dura tão pouco”, afirma a psicóloga Rosely Sayão.

A partir dos quatro anos, as crianças já estão com o emocional, o social e o cognitivo mais preparados para iniciar-se nessa nova aventura que inclusive, no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) definiu, em 2013, que toda criança deve ser matriculada na escola a partir de quatro anos com penalidade de multa para pais ou responsáveis que não o fizerem. Antes disso, é importante deixar as crianças brincarem e se desenvolverem dentro de suas demandas e desejos, entendendo o que é experimentar, desafiar-se, cuidar-se e respeitar.

Uma pergunta frequente que ouvimos de diversos pais é a seguinte: “Qual a diferença entre a Casa Ideia e uma escola regular pra uma criança de até quatro anos?”. A diferença é a mesma que todas as escolas têm entre si. Cada uma acredita em uma proposta pedagógica, tem seus princípios, regras e metodologias.

Aqui, na Casa Ideia, as turmas são organizadas com poucas crianças, para que cada uma possa receber uma atenção individual dos educadores. Os grupos contam com a presença constante de um ou dois adultos de referência habilitados para a função (psicólogas e / ou pedagogas). A nossa rotina é construída juntamente com os pequenos, tornando-se cada vez mais prazerosa, respeitando a criatividade e imaginação de cada um e estimulando a autonomia e liberdade. Dentro desta rotina, os grupos recebem a visita de vários arte-educadores que proporcionam diferentes vivências dentro das linguagens artísticas (Música, Artes Plásticas, Corpo e Movimento, Culinária, Yoga, Capoeira, Judô, Ritmos Folclóricos). Essas vivências são norteadas por um Projeto Artístico-Pedagógico elaborado a cada semestre com o objetivo de guiar nosso percurso, possibilitar um trabalho coletivo entre as oficinas e ampliar o repertório cultural da meninada.

Todas as atividades e oficinas acontecem em um espaço físico que foi especialmente preparado para receber as crianças, contando com ambientes arejados e adaptados para estas idades. Optamos por não fixar as salas por turma para que os grupos possam se apropriar, transformar e experimentar todos os espaços da casa.

Os grupos de diferentes idades circulam em harmonia e interagem entre si, descobrindo a importância de se conviver com a diferença e de cuidar do próximo. Para que essa interação seja possível, estimulamos bastante o diálogo com os pequenos a respeito das regras e combinados que são fundamentais para a convivência humana.

A Casa Ideia respeita muito o tempo de cada criança e acredita em uma educação que a valoriza enquanto indivíduo que merece ser compreendido em seu ritmo natural de descobertas. Esta é a nossa proposta: proporcionar um espaço saudável de vivências para que a criança possa brincar e crescer.

Nenhum comentário: